quarta-feira, 21 de abril de 2010

Interagir

A alguns anos atrás em uma fabrica de produtos para higiene pessoal no interior de São Paulo, o departamento comercial constatou que haviam muitas reclamações de seus clientes, quanto aos lotes de creme dental que recebiam. Pois sempre haviam caixas vazias nestes lotes.

A Alta direção da empresa resolveu fazer uma reunião com seus engenheiros para que fosse encontrada uma solução definitiva para o problema.

Após estudos feitos na linha de produção, constatou-se que a instalação de uma pequena balança automatizada junto a esteira no setor de acabamento resolveria o problema.

Os engenheiros se reuniram com a direção da empresa e apresentaram o projeto: uma pequena balança seria colocada no final da esteira no setor de acabamento, para que após a embalagem do creme dental, esta balança iria detectar através do peso qual caixa estava vazia, e comandada por meios de automação ela pararia a esteira e a caixa seria expelida da linha.

Projeto aprovado, um enorme orçamento disponibilizado para ser gasto na automatização de todas as linhas deste setor.

Logo o sistema já funcionava a todo vapor. Clientes satisfeitos, problema resolvido e os engenheiros reconhecidos pelo sucesso do projeto.

Passaram-se alguns meses, até que um dia um engenheiro andando por uma das linhas, percebeu que o sistema estava desligado a mais de trinta dias. Preocupado com possíveis falhas que poderiam estar vindo daquele setor, reportou o caso ao gerente da área. Juntos e preocupados com possíveis caixas vazias que poderiam estar passando, o que acarretaria o retorno dos problemas com clientes. Após examinar os relatórios de produção puderam concluir, que aquela linha estava produzindo acima das outras, espantados chamaram o responsável por aquela máquina e perguntaram:

- O senhor poderia explicar-nos o porquê e quem autorizou o desligamento da célula?

O Funcionário meio receoso e com sua simplicidade única, respondeu:

- Na realidade senhor, nós decidimos em conjunto (operadores da linha). É que a produção estava muito lenta devido as paradas da esteira para a balança conferir o peso, então resolvemos fazer uma vaquinha, juntamos R$ 50,00, compramos um ventilador e colocamos virado para a esteira, cada vez que uma caixa vazia passa ela é retirada pelo vento. O único trabalhou que tivemos foi ajustar a distância e a velocidade para não retirar caixas que estavam certas, o que nos custou meia hora de trabalho.
-x-
Esta história ainda é muito usada em treinamentos, principalmente de lideranças, para que se conscientizem da importância de saber ouvir suas equipes.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger